Publicado em 02/07/2020 às 00:00 | Autor: Ariane Abrunhosa | Acessos: 2103
As obras de arte de Athos Bulcão estão presentes em fachadas e interiores de palácios, templos, hospitais e outras importantes edificações da Capital e podem até surpreender aqueles que visitam o Parque da Cidade, uma vez que seus azulejos decoram as paradas de descanso dos caminhantes. Pouco se tem divulgado, no entanto, que parte do acervo do artista é composta de painéis criados especialmente para duas Escolas Classes e dois Jardins de Infância da rede pública, localizados no Plano Piloto de Brasília.
Primoroso em conjugar arte e arquitetura, Athos Bulcão nasceu em 2 de julho 1918, no Rio de Janeiro, há mais de século, portanto. Duas paixões, desenho e pintura, levaram o jovem a deixar a faculdade de Medicina, em 1939, para dedicar-se exclusivamente ao que mais apreciava. Em 1958, ele chegou a Brasília. Nos primeiros anos na futura Capital, trabalhou intensamente com os arquitetos Oscar Niemeyer e João Filgueiras Lima (Lelé), entre outros ilustres arquitetos da época.
Os primeiros painéis desenvolvidos para as construções escolares, segundo o Inventário da obra de Athos Bulcão em Brasília, 2018, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), datam de 1965, período em que as escolas de Brasília orientavam-se pelo Plano Educacional proposto por Anísio Teixeira, idealizador de um sistema educacional com início no Jardim de Infância e culminância na Universidade. Para Teixeira, a educação e a sociedade não se desvinculam. Seu propósito era atingir um nível de qualidade que servisse de referência para o restante do país. A distribuição das escolas fez-se em consonância com o plano urbanístico de Lúcio Costa. Dentro das superquadras foram localizados os Jardins de Infância e as Escolas Classes, pela facilidade de locomoção que poderia ser oferecida às crianças, a começar pela segurança no ir e vir para a escola.
Nesse contexto, foi construído o Jardim de Infância da Superquadra 308 Sul, uma das instituições contempladas com os painéis de Athos Bulcão, em azulejos de 20 x 20 cm, com traços brancos iluminando o fundo das peças na cor da cerâmica. O conjunto de azulejos está presente nas fachadas principal e posterior do prédio de autoria do arquiteto Stélio Seabra e, internamente, nas paredes do hall central, com perfeição e sofisticação, próprias das criações do artista. Os painéis precisam ser restaurados, o que ainda não aconteceu porque o valor das obras é muito alto, esclarece a diretora da escola Maria Valderes.
Detalhe do painel do Jardim de Infância da 308 Sul Painéis da Escola Classe 407 Norte.
Fotos: Ariane Abrunhosa.
Outra instituição com painéis desse mesmo ano é a Escola Classe da Superquadra 407 Norte. Lá, as formas transportam e criam uma atmosfera alegre. Azulejos azuis e brancos formam a faixada da frente do edifício e a parte posterior da escola. Na lateral, são as cores que orientam o movimento do olhar de quem observa os quadrados coloridos em baixo relevo de cores primárias (vermelho, amarelo e azul), no fundo branco. Essa formas proporcionam um tom descontraído ao projeto do arquiteto Milton Ramos.
Entre as características marcantes da arte de Athos Bulcão destaca-se o fato de estar ao alcance do olhar de muitos públicos, por estar presente em numerosas edificações e, dessa forma, encantar pela harmonia e intensidade das cores e formas. É inquestionável a importância que os painéis de Athos adquiriram na estética da cidade planejada por Lucio Costa. Com o passar dos anos constituíram-se em conteúdo artístico e educativo nas instituições educacionais do Distrito Federal.
Os outros dois estabelecimentos de ensino com painéis foram construídos na década seguinte. Ambos estão localizadas no final da Asa Sul, mais precisamente na Superquadra 316. Em abril de 1971, foi inaugurada a Escola Classe dessa quadra, mas seus painéis decorativos datam do ano 1972. São dois conjuntos em azulejos. Na entrada da escola as paredes são recobertas por um painel, em dois tons de azul e com fundo branco, com formas geométricas, que ajudam a iluminar a área interna idealizada por Horácio Borges, arquiteto responsável pelo projeto arquitetônico. O outro painel possui formas abstratas na cor amarelo em fundo branco. Esse revestimento embeleza a parede externa de um pequeno anfiteatro no pátio interno da escola. Neste espaço, circulam crianças do primeiro até o quinto ano do Ensino Fundamental, incluindo turmas com alunos portadores de necessidades especiais.
Escola Classe 316 Sul. Fotos: Ariane Abrunhosa Jardim de Infância da 316 Sul. Foto: Divulgação.
Na mesma superquadra, o Jardim de Infância possui as paredes ornamentadas por painéis, em azulejos, no tamanho de 15 x 15 cm, em tons de azul claro e azul escuro em fundo branco. O conjunto das peças é de 1972 e está plenamente integrado ao hall de entrada, por onde passam diariamente 124 crianças, com idade entre de 4 a 6 anos, conforme informou a diretora, Adriana Ramos. Há outras instituições educacionais em Brasília com obras do artista, a exemplo da Universidade de Brasília (UnB) e alguns estabelecimentos educacionais da rede privada.
Nas salas de aulas, os traços do artista contribuem para desenvolver a sensibilidade dos alunos, favorecem a aprendizagem de conhecimentos, além de estimular o respeito pelo patrimônio público e o gosto pela arte. No ano passado, os professores das escolas que possuem o privilégio de contar com os painéis, em parceria com equipes da Secretaria da Educação do Distrito Federal (SEDF) e do IPHAN-DF, promoveram várias ações educativas, dentre elas, o lançamento do livro “Athos Colorindo Brasília”. No processo educativo, também foram construídos pelos estudantes, graciosos painéis e estas novas artes passaram a ornamentar o interior das escolas. Espera-se que, em 2019, professores e estudantes continuem visitando as obras de Athos Bulcão e que as cores de seus painéis iluminem o fazer artístico das novas gerações.
Painel dos estudantes e atividades educativas da Escola Classe 407 Norte. Painel com o trabalho das crianças do Jardim de Infância 316 Sul.
Fotos: Divulgação.