Brasília concretiza o sonho de interiorização da Capital do Brasil já defendido por Tiradentes, em 1789, e alimentado pelos brasileiros nos séculos seguintes. Esta saga está contada no Museu Virtual de Brasília. Juscelino Kubitschek assumiu a ideia da construção de Brasília como meta síntese do seu governo, na cidade goiana de Jataí, em 1955, durante o primeiro comício de sua campanha à Presidência da República.                                                            

 

O plano urbanístico da nova Capital, objeto de concurso nacional, teve como vencedor o urbanista Lúcio Costa. Seu projeto concebe uma cidade moderna, voltada para o futuro, mas, ao mesmo tempo, “bucólica e urbana, lírica e funcional”.

   

Traçada em desenho simples, resumia o gesto primário de quem assinala um lugar cruzando dois eixos cartesianos. A história da educação na região onde se localiza o Distrito Federal começou muito antes da construção de Brasília nas cidades de Brazlândia, Planaltina, Luziânia e Formosa, em escolas destinadas ao atendimento dessas comunidades. Alguns dos primeiros professores de Brasília vieram dessas escolas para compor o quadro docente da nova Capital.


Acesso ao álbum do plano educacional de Brasília
.