As interatividades abrem uma infinidade de possibilidades para a pesquisa possibilitando o acesso da comunidade do Distrito Federal numa nova perspectiva para a pesquisa sobre a história e a memória da educação local. Todos estão convidados a colaborar na pesquisa acrescentando memórias em textos e imagens. Caso tenha dúvidas em como submeter a Interatividade, acesse o passo a passo clicando aqui.
Sabe-se que imagens e documentos tem grande valor quando compreendido seu contexto como linguagem contemporânea. Para ampliar o acervo do Museu da Educação do Distrito Federal solicita-se a colaboração da comunidade atribuindo corretamente a data, o local e os nomes dos indivíduos presentes nas imagens. Do mesmo modo, comunica-se aos usuários que este portal tem especial interesse pelas metodologias inovadoras inspiradas no ideário de Anísio Teixeira bem como no desenvolvimento de técnicas pedagógicas originais e na história de vida de professores que se destacaram
profissionalmente. Também agradecemos o envio de conteúdos relacionados ao cotidiano escolar e às vivências dos estudantes num sentido histórico e pedagógico.
Cada usuário pode realizar um “upload” de até duas fotografias e um arquivo de Word de até 20 KB, respeitando os critérios de historicidade e conteúdo. Os documentos serão avaliados por uma comissão que observará (a) afinidade com a proposta; (b) qualidade das imagens e do texto; (c) significado da narrativa no contexto da pesquisa, (d) vínculo com o projeto educacional de Brasília. Envie fotos escolares, individuais ou coletivas, imagens de atividades internas e externas de aulas, de comemorações e outros. Para enviar suas memórias, é só clicar aqui.
Os conteúdos inseridos na Plataforma SAMUDE passam a constituir o acervo digital do Museu da Educação do Distrito Federal e, eventualmente, pode ser inserido neste Portal.
Contamos com a participação de todas as escolas do Distrito Federal!